quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Descubra a importância do teste do pezinho



O teste do pezinho é um exame simples que detecta precocemente doenças genéticas ou infecciosas que podem causar lesões irreversíveis aos bebês.

De acordo com a auxiliar de laboratório, Jane Cordeiro, o ideal é fazer o teste do pezinho entre o terceiro e décimo dia de nascimento. “Antes do terceiro dia não pode ser realizado, mas quanto antes, melhor”, diz.

Ainda segundo a auxiliar, o teste existe há 25 anos e pode ser feito na rede pública. “São detectados problemas hormonais, que podem causar problemas de crescimento e até problemas mentais. Enfim, pode diagnosticar uma série de patologias”, explica.

A auxiliar de laboratório trabalha no Hospital Bom Pastor, de Araranguá, realiza os testes e comenta que na instituição é única a fazer o exame por meio do Lacen - Laboratório Central do Estado. “Atualmente não realizamos outros testes, como o da orelhinha e olhinho, por exemplo,” comenta.


Orientação

A auxiliar de laboratório afirma que além de palestras e bastante divulgação, as mães são orientadas pelos próprios médicos a fazerem o teste no bebê. “Ele é extremamente importante. Não fica nenhuma mãe sem fazer. Se for preciso, chamamos o Conselho Tutelar, mas o teste é feito em todos. As vacinas também só são feitas se o teste foi realizado, de qualquer forma, as pessoas são encaminhadas para fazê-lo”, comenta.

O teste do pezinho é gratuito e também é chamado de triagem neonatal.

Dica: O exame pode antecipar tratamentos aos recém-nascidos, não deixe seu bebê sem fazê-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário