segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Visão em 3D é limitada!


O cinema 3D já virou moda. Mas nem todas as pessoas conseguem enxergar em terceira dimensão.



Quem tem estrabismo (um olho fica alinhado e o outro apresenta desvio) não consegue ver a mesma imagem com os dois olhos ao mesmo tempo.

Segundo o oftalmologista Henrique Packter, o estrabismo ocorre quando não existe paralelismo entre os eixos visuais. “Existe um fenômeno chamado visão binocular, que é quando os dois olhos enxergam a mesma imagem ao mesmo tempo. Para ver em 3D, os olhos tem que estar olhando na mesma direção, o que não ocorre com os estrábicos”, explica.

Existem inúmeras causas para o estrabismo. “A primeira é congênita, quando a pessoa nasce com o problema. Para este existe uma tendência, várias pessoas na família podem apresentar. As outras são adquiridas através de doenças, por exemplo. Meningite, encefalite, tumor cerebral, traumatismo, sífilis são algumas doenças que podem causar o estrabismo”, comenta o oftalmologista.

Em muitos casos, o problema tem solução. “Primeiro é preciso estabelecer a causa. Tens alguns tipos, conhecidos como acomodatismo, em que o uso de óculos resolve. Os outros casos podem ser resolvidos através de cirurgia”, relata o médico.

Segundo Packter, é difícil restabelecer a visão binocular. “É importante agir rápido, já quando criança se possível, para impedir que perca a visão binocular”, comenta. 

Crianças precisam de cuidado especial

O oftalmologista explica que existe estrabismo, principalmente quando crianças, que os olhos ficam muito fracos. “Somente os óculos não resolvem, então, o uso do tampão é recomendado. Tapando o olho melhor, o que apresenta estrabismo é forçado, o que auxilia na correção. Porém, este método só funciona até os nove anos de idade”, esclarece.

Estrabismo pode causar cegueira

Segundo Packter, se a pessoa tem um olho muito fraco e não faz nada para corrigir, pode chegar ao ponto de perder a visão do olho mais fraco. “Se não chegar a perder a visão, ela vai ficar muito baixa”, afirma. 

Dica: Normalmente pessoas estrábicas não apresentam problemas com a aprendizagem. (Desde que utilize os óculos corretamente e um dos olhos seja bom, não vai interferir). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário