terça-feira, 26 de julho de 2011

Quiropraxia: prevenção e qualidade de vida


 Aliviar dores, relaxar a musculatura, melhorar a mobilidade articular, aliviar problemas relacionados à coluna, melhorar a postura, aumentar o bem-estar e a qualidade de vida são alguns dos benefícios da quiropraxia.



Segundo a quiropraxista Ana Paula Galiotto, a quitopraxia é uma profissão na área da saúde que diagnostica e trata alterações no sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, problemas nas articulações, músculos, nervos e outras estruturas, atuando através da manipulação e alinhamento das articulações da coluna vertebral (vértebras) sem o uso do medicamento.


Ana Paula explica que, se feita como prevenção (desde criança), a quiropraxia pode proporcionar a saúde não só articular, mas de todo o organismo.

Para a quiropraxista Maíra Savi Custódio, o que leva os pacientes procurarem um quiropraxista é a prevenção de problemas na coluna e/ou o tratamento para dores, que geralmente são na coluna lombar, dores articulares, tensões musculares, no pescoço, de cabeça, hérnia de disco, no nervo ciático, restrições à movimentação e alterações posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose).

O tratamento é feito após uma avaliação inicial, através de pequenos ajustes (manipulação de vértebras) rápidos e precisos na direção do alinhamento da vértebra em questão. O número de sessões varia de acordo com o estado do paciente e do problema, mas geralmente é rápido, entre duas e seis sessões.

“O tratamento tem dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado para cada condição. Quando encontrada a subluxação (que ocorre quando uma vértebra da coluna sai da posição normal, questão de milímetros), é feito um ajuste específico que reposiciona a vértebra, removendo a interferência no sistema nervoso. Dessa forma, o corpo funciona de maneira mais eficaz, restabelecendo o poder de cura inerente ao corpo humano”, esclarece a quiropraxista.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode receber cuidados. “Quanto antes uma pessoa começar, mais cedo seus problemas serão diagnosticados, tratados e prevenidos”, alerta Maíra.


Dica: É importante entender que existem alguns casos (síndrome de down, gravidez, osteoporose) que necessitam de uso de técnicas diferenciadas, mas a quiropraxia não possui contra indicação. A consulta varia de 30 minutos a uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário