segunda-feira, 25 de julho de 2011

Transtorno: você já ouviu falar em TDAH?

Minha irmã é hiperativa e levamos um tempo para descobrir. Ela é 'ligada na tomada', não para um minuto e a casa sem ela é um tédio...  :)


Chamado de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, apresenta três características principais: distração, agitação e impulsividade.

Segundo a psicopedagoga Evelyn Cristina M. de Arruda Calixtro, essas três características ocasionam no indivíduo dificuldades emocionais, sociais e na aprendizagem. Para identificar o transtorno e iniciar o tratamento, algumas medidas importantes devem ser tomadas.

“É indispensável a realização de um diagnóstico multiprofissional, ou seja, neurologista, psicopedagogo, psicólogo e profissionais da escola, que devem avaliar o indivíduo a partir dos sintomas (sinais) que ele apresentar, para depois, caso se conclua que é TDAH, essa equipe de profissionais tome as medidas cabíveis ao tratamento deste transtorno”, explica Evelyn.

O TDAH pode ser identificado também, antes do período escolar, pela família. De acordo com a psicopedagoga, os familiares podem perceber alguns sintomas na criança, especialmente os relacionados com a falta de atenção, agitação, impulsividade.

“Mas é a partir da educação infantil que os sintomas vão se confirmando, pois a criança começa a apresentar dificuldades para respeitar as regras escolares, bem como para aprender. Quando antes investigar esses sintomas, melhor será o tratamento”, esclarece a psicopedagoga.

Para lidar com uma criança que apresenta esse transtorno é preciso paciência e dedicação. “Inicialmente é muito difícil para os pais compreenderem, pois ter um filho, na maioria das vezes, significa concretizar um sonho, desejos de um filho que só lhe traga alegrias, sem imaginar que possam ocorrer algumas dificuldades nesse percurso. No entanto, com ajuda de profissionais, as famílias vão conseguindo adequar suas atitudes às necessidades do filho e muitos progressos vão ocorrendo, e sem dúvida, muitas alegrias vão surgindo em torno dessas relações”, comenta Evelyn.

Compreendendo melhor o TDAH, profissionais e escolas estão procurando soluções. A psicopedagoga diz que aos poucos o sistema educacional está estudando formas para incluir alunos com esse transtorno, bem como, revendo sua prática pedagógica para que esses alunos possam realmente aprender.

Evelyn ainda explica que a psicopedagogia pode colaborar trabalhando exclusivamente nas dificuldades de aprendizagem que esse transtorno ocasiona, ou seja, na dificuldade do aluno se concentrar e em raciocinar os conteúdos escolares.

“Alunos com TDAH desmotivam-se facilmente durante as aulas, são impulsivos e agitados durante os estudos, apresentando dificuldade em acomodar (aprender, raciocinar) as informações. Por isso, precisam ser orientados sobre os métodos adequados para estudarem sozinhos ou em sala de aula, assim como, orientações à família e à escola devem ser realizadas pelo psicopedagogo”, finaliza.



Dica: É preciso paciência e dedicação com quem é hiperativo. Sabendo lidar com a situação, eles deixam o ambiente mais alegre, agitado e, geralmente, uma comédia! :) 


Um comentário:

  1. Sim, muita paciência..... pois ha muita intensidade, se por ventura gostas de poesia ai vai meu blog: POESIATDAH.BLOGSPOT.COM

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir